Os tenistas brasileiros Daniel Rodrigues, Leandro Pena, e o catarinense Ymanitu Silva, que competem no tênis em cadeira de rodas, retornaram ao Brasil depois de enfrentarem momentos angustiantes em Israel, onde ficaram presos no aeroporto de Tel Aviv por 33 horas durante os ataques do Hamas. O trio aterrisou em Guarulhos, São Paulo, na manhã desta terça-feira, após os bombardeios que já vitimaram 1,8 mil pessoas.
Os atletas haviam viajado para disputar o Israel Open em Ramat Hasaron e chegaram a Tel Aviv no sábado (07/10). Contudo, os ataques começaram poucas horas depois, obrigando-os a retornar ao aeroporto e se refugiar em um bunker.
Somente no domingo (08/10) conseguiram embarcar para a Tailândia, de onde voaram para Doha, no Catar. Finalmente, na segunda-feira (09/10), embarcaram em um voo com destino ao Brasil.
O tenista tijuquense Ymanitu Silva, representante da academia ADK de Itajaí, desembarcou em Florianópolis por volta das 17h30 desta terça-feira, recepcionado pela esposa Thaise Orsi.
Durante esses três dias de tensão e medo em Israel, os atletas receberam apoio da equipe da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que os auxiliou com as passagens e manteve constante contato com eles.
O presidente da CBT, Rafael Westrupp, expressou sua gratidão pelo apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Ministério do Esporte e da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que acompanharam todo o processo de retorno seguro dos atletas. O sentimento dos tenistas é de alívio e alegria por estarem de volta ao Brasil, enquanto pedem orações para as pessoas ainda na região dos conflitos.