notícia

Tragédia anunciada em Tijucas: “Meio metro de água pode matar todos em 2 minutos”

As casas já apresentam rachaduras e infiltrações; moradores enfrentam o risco iminente de inundação

Por Daianny Camargo
08/10/2023 12:13:13

A rua Dionísio José Venzon, situada no bairro Joaia, em Tijucas, está enfrentando uma situação alarmante devido às fortes chuvas que têm atingido a região. A tensão entre os moradores é palpável, e a tragédia parece iminente, tudo isso por conta da negligência de uma distribuidora do município, segundo moradores.

 


Foto: Imagem do ano passado, início da enchente na rua

 

A empresa recentemente adquiriu um terreno próximo ao Rio Tijucas e bloqueou os principais acessos de escoamento de água. Os moradores alertam que se as chuvas continuarem, suas casas poderão ser inundadas, e a consequência pode ser trágica.

 


Foto: Imagem da construção

 

As palavras de alerta dos moradores são claras: "se botar meio metro de água aqui, por um azar, vai estourar lá dentro e pode matar todo mundo em dois minutos."

 

A história remonta ao desastre climático de 2022, quando casas na área foram afetadas por inundações, mesmo antes do início das obras do galpão industrial no terreno em questão. Agora, em 2023, os moradores enfrentam rachaduras e problemas de umidade em suas residências, sem qualquer suporte significativo das autoridades locais.

 


Foto: Imagem de uma das casas entrando lama

Engenheiros fizeram uma vistoria no local, mas até o momento, não há relatos de qualquer ação concreta em favor dos moradores. O Secretário de Obras foi informado da situação, mas os residentes não o viram na área para uma avaliação direta.

 


Foto: Imagem de uma outra casa entrando lama

A situação afeta todas as casas na área, e a preocupação é latente:

"Essa água ainda deixaram uma parte mais baixa do lado das casas, tá? Aqui é minha casa. Minha casa, com essa parede, tá minando água lá dentro, por alguns buracos, claro, que tem que eu vou tentar entupir agora, que eles fizeram com a máquina, botaram uma lona velha ali, que não resolve de nada."

 

A situação afeta todas as casas na área, e a preocupação é latente. As casas já apresentam rachaduras e infiltrações, e os moradores enfrentam o risco iminente de inundação. A voz do morador é carregada de apreensão quando ele adverte sobre o risco de uma tragédia iminente.

 

 

"Isso é todas as casas aqui. Lá a água não vai subir. Vai botar água aqui por mais ou menos dois metros de altura pro lado de lá. Então, isso é um desrespeito, entendeu? Tem que fazer um muro aqui."

 

Ele questiona a falta de ação das autoridades locais e demonstra preocupação com o futuro e com a negligência da empresa responsável pelo terreno. Ele pede uma intervenção urgente da Defesa Civil e exorta a empresa a tomar medidas responsáveis.

 

"Se chover, o que foi informado, com certeza, absoluta, isso aqui vai alagar? Isso aqui já tá alagando. [...] Por favor, peço de novo, respeite, peço que vocês entrem em contato com a empresa para que haja um respeito ao cidadão."

 

A tragédia que se desenha em Tijucas é um alerta gritante para a necessidade de ações imediatas e eficazes das autoridades locais e da empresa responsável. Os moradores estão à beira de um desastre que poderia ser evitado, e a comunidade clama por ajuda antes que seja tarde demais.

 

Após preocupações, proprietário de galpão em Tijucas conversa com moradores
 

VEJA O VÍDEO:

 

 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados