Neste domingo (08/10), as barragens de Taió e Ituporanga atingiram sua capacidade máxima e iniciaram o processo de vertimento, quando a água passa sobre a estrutura. Essa situação já era prevista pela Defesa Civil de Santa Catarina, que havia emitido um alerta cinco dias atrás devido aos volumes de chuva previstos para a região do Alto Vale do Itajaí.
A barragem de Taió possui a menor capacidade de contenção de cheias na região, retendo 83 milhões de metros cúbicos de água. O vertimento começou por volta da 1h15min da madrugada e, pela manhã, estava com pouco mais de um metro acima de sua capacidade.
Já em Ituporanga, com capacidade de armazenamento de 110 milhões de metros cúbicos, o vertimento começou às 7h30min deste domingo. A Defesa Civil enfatizou que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipes técnicas.
Além disso, o órgão alertou para o risco de inundações graduais em toda a região do Vale do Itajaí. A situação continua sendo acompanhada pelas autoridades para garantir a segurança da população.