A coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias, emitiu uma declaração tranquilizadora em relação às enchentes no município, afirmando que não há previsão de enchentes, mas alertando para a possibilidade de alagamentos pontuais.
Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo para a semana no estado de Santa Catarina é de instabilidade. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram uma nota meteorológica informando sobre as condições esperadas para os próximos dias.
A previsão indica que a semana será marcada por temporais e chuvas volumosas, alternando com breves períodos de melhoria.Na madrugada de quarta-feira (04), há um alto risco de temporais e chuva intensa, com a possibilidade de danos, como destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e problemas na rede elétrica.
Na quarta-feira, o risco de tempestades com ventos fortes e granizo diminui, mas a chuva persiste e pode ultrapassar 100 mm em algumas áreas do estado, com alto risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas em certas regiões.
Na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo permanece nublado.
Entre sexta-feira (06) e domingo (08), as instabilidades retornam ao centro e litoral catarinense, com chuvas persistentes e acumulados elevados em algumas regiões, com risco de alagamentos, deslizamentos e inundações graduais devido ao solo encharcado.
O fenômeno El Niño está favorecendo chuvas mais frequentes e intensas em Santa Catarina, com previsão de volumes acima da média, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul e no sul do estado, principalmente na primeira quinzena do mês de outubro.
É importante ressaltar que a previsão do tempo pode mudar, especialmente para prazos mais longos, e é aconselhável acompanhar as informações oficiais e os avisos e alertas emitidos pelos órgãos competentes para se manter seguro diante das condições climáticas adversas.