AO VIVO

notícia

Sala secreta é descoberta no lar Santa Maria da Paz em Tijucas e intriga comunidade

O lugar tem uma longa história de assistência à comunidade local e abriga idosos carentes

Por Daianny Camargo
18/09/2023 18:51:50

Durante uma obra de renovação na cozinha do Lar Santa Maria da Paz, em Tijucas, uma descoberta surpreendente agitou a instituição: um túnel em forma de cruz, acompanhado por escadas, foi encontrado sob a laje do subsolo. Essa descoberta histórica também incluiu a revelação de um antigo fogão a lenha.

 

f5c38bbb 1b98 4a55 a13f 1740190dfd5f Visor Notícias
Imagem: Brunela Maria/Visor

 

O presidente da instituição, Luiz Carlos Santana, expressou seu entusiasmo diante desse achado único. Ele anunciou planos de realizar uma completa higienização, pintura e iluminação do espaço. Além disso, pretende instalar uma entrada de vidro para que as pessoas possam apreciar essa parte importante da história, localizada na cozinha.

A edificação do Lar Santa Maria da Paz, com mais de um século de existência, tem sido um marco na comunidade. Com essa nova descoberta, Santana agora almeja criar um museu em homenagem ao Padre Jacob e ao Monsenhor Augusto Zucco. Além disso, planeja exibir objetos que fazem parte da longa história da instituição.

A história do Lar Santa Maria da Paz teve início em 1910, quando as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus de Curitiba – PR, chegaram para iniciar a construção de um hospital asilo. No entanto, devido à falta de recursos, elas tiveram que retornar ao PR. Somente em 1918, as Irmãs da Divina Providência iniciaram as atividades do Colégio Espírito Santo e a formação de noviças.

O colégio funcionou até 1973, quando encerrou suas atividades e a estrutura foi vendida para quatro médicos. Em 1991, a Irmã Terezina percebeu a necessidade de um local adequado para acolher idosos carentes, o que levou à fundação do CAES (Centro Assistencial Espírito Santo). Aquisição do imóvel foi possível graças à ajuda de empresas locais, do poder público municipal e estadual.

Em 1995, as Irmãs da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, originárias da Espanha, assumiram a administração da instituição, dedicando-se ao acolhimento de idosos da região. Após 18 anos, em setembro de 2013, elas anunciaram sua saída da administração da entidade. Em abril de 2014, a Associação Casa Irmã Dulce assumiu o comando do Lar, estabelecendo um contrato de comodato por 30 anos com o CAES.

Atualmente, a instituição oferece aos idosos diversas oportunidades de entretenimento e aprendizado, incluindo aulas em artesanato, pintura em tecidos, eventos de diversão e entretenimento, projeto de habilidades de estudos em parceria com o SESC de Tijucas e até sessões de cão terapia em colaboração com o Corpo de Bombeiros de Tijucas.

Além disso, a Associação realiza projetos sociais em sua comunidade, como empréstimo de equipamentos ortopédicos para a comunidade, doações de roupas para entidades que fazem trabalhos sociais e contribuições de alimentos para várias instituições locais.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados