O deputado estadual Ivan Naatz (PL) propôs uma mudança no hino de Santa Catarina, e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alesc) autorizou a tramitação da proposta. O objetivo é concluir os trabalhos em até 30 meses, até setembro de 2025. O processo envolverá uma audiência pública sobre o tema, a instalação de uma comissão especial de trabalho, consulta pública via plebiscito e um concurso para escolher a nova letra e música do hino.

O deputado defende que o novo hino aborde temas como o potencial turístico, econômico e cultural do Estado, além de sua geografia e belezas naturais. Segundo Naatz, o hino atual não representa adequadamente os valores e o potencial catarinense e não é popular entre a população.

O hino atual de Santa Catarina foi sancionado em 6 de setembro de 1895, durante o governo de Hercílio Luz, e conta com letra de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza. A proposta de mudança visa trazer uma nova identidade ao hino e destacar os aspectos mais relevantes do estado.