Política

Santa Catarina quer mais Deputados Federais em 2026

A última vez que a distribuição das vagas na Câmara foi revista ocorreu em 1993

Por Daianny Camargo
24/07/2023 10:16:12

Os novos dados de população do Censo 2022 podem levar a um aumento no número de vagas para Santa Catarina na Câmara dos Deputados. Segundo um levantamento da Diretoria Intersindical de Assistência Parlamentar (Diap), se os novos dados do Censo forem considerados, o número de deputados federais de SC passaria de 16 para 20, tornando-se o mesmo que o Pará, que também teria um aumento de quatro cadeiras.

 

Dados do Censo 2022 podem fazer SC ter mais deputados federais na próxima legislatura

 

Segundo informações do colunista Jean Laurindo, o Estado teve o segundo maior crescimento populacional entre os estados, com 21,8% a mais de moradores em relação ao último recenseamento, totalizando 7,6 milhões de habitantes. Além de Santa Catarina e Pará, outros cinco estados também teriam um aumento no número de representantes na Câmara, enquanto sete estados perderiam cadeiras. A última vez que a distribuição das vagas na Câmara foi revista ocorreu em 1993.

Para reivindicar o aumento de vagas, o deputado federal Rafael Pezenti (MDB) apresentou um projeto de lei que defende o uso dos novos dados do Censo para uma nova divisão de vagas entre os estados, com início na nova legislatura em 2026. Ele ressalta que essa revisão é uma questão de justiça, uma vez que estados com menos habitantes têm mais representantes que estados com mais habitantes. A proposta também poderia trazer mais recursos para o Estado, já que cada deputado federal tem direito a apresentar R$ 32 milhões por ano em emendas individuais.

A coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, deputada federal Caroline de Toni (PL), considera que a nova distribuição faria justiça com o Estado e aumentaria sua representatividade e recursos financeiros. A bancada catarinense ainda discutirá a proposta em agosto, quando o recesso parlamentar terminar.

A revisão da distribuição de vagas na Câmara pode enfrentar oposição de estados que perderiam cadeiras, mas o deputado Rafael Pezenti acredita na viabilidade do projeto, pois somados os deputados dos estados que ganhariam cadeiras, eles superam os deputados dos estados sem alteração, proporcionando uma certa "gordura para queimar" na votação.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados