O Ministério da Gestão e Inovação publicará uma portaria permitindo o ponto facultativo para os servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia. O torneio ocorrerá de 20 de julho a 20 de agosto, e a estreia do Brasil está marcada para o dia 24 de julho contra o Panamá.
Com a flexibilização, os servidores terão a possibilidade de se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. A medida já é tradicionalmente adotada durante a Copa do Mundo masculina de futebol. Segundo a portaria, nos dias em que os jogos começarem até 7h30, o expediente terá início às 11h. Já nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente começará ao meio-dia.
Além disso, o documento prevê a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro. A decisão de autorizar o ponto facultativo foi feita a pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita de ambos ao treino da Seleção Brasileira no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
A previsão é que a portaria seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) na próxima terça-feira (18). Os jogos da Seleção Brasileira Feminina terão início em 24 de julho, às 8h (horário de Brasília), contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide.