Uma triste ocorrência abalou a equipe do laboratório de zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), quando uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) em estado debilitado não resistiu e veio a óbito. A necropsia realizada revelou uma cena impactante, com uma quantidade significativa de plástico acumulada no estômago do animal.

Foto: PMP-BSReprodução/Divulgação
A tartaruga foi levada com vida à Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Udesc, localizada em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Essa unidade faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que busca proteger a vida marinha e monitorar possíveis impactos ambientais.

Embora os detalhes do resgate não tenham sido divulgados, a equipe do projeto acredita que a tartaruga tenha sido encontrada em uma das praias próximas à unidade, que estão situadas entre Laguna e Imbituba. Infelizmente, casos como esse têm se tornado cada vez mais comuns, conforme relatado pelo PMP-BS.
