notícia

Maior apreensão de barbatanas do mundo é realizada em SC

Cerca de 10 mil tubarões foram mortos ilegalmente, estima IBAMA

Por Redação C
19/06/2023 18:38:07

Foto: IBAMA/Divulgação

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou na última semana, que cerca de 28,7 toneladas de barbatanas, foram apreendidos em Santa Catarina. Isso torna a apreensão a maior já realizada em todo o mundo, afirma representantes do IBAMA.

De acordo com informações do órgão, uma empresa de Itajaí pretendia exportar 27,6 toneladas para a Ásia. Outra companhia, que tentava enviar 1,1 tonelada, foi impedida no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Assim, estima-se que os flagrantes equivalem a mais de 10 mil tubarões, entre eles de uma espécie ameaçada de extinção.

As 28,7 toneladas foram apreendidas na semana passada, mas a autuação da empresa de Itajaí foi oficializada nesta segunda-feira (19). As barbatanas são de duas espécies: tubarão-azul (Prionace glauca) e tubarão-anequim, também conhecido como mako (Isurus oxyrinchus), que entrou para a lista das ameaçadas de extinção há um mês.

A pesca direcionada para tubarões, conforme o instituto, é proibida no Brasil. Por isso, a suspeita é de que as embarcações usadas para a captura dos animais "valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida", disse o Ibama. Ainda segundo informações, o preço estimado para este produto no exterior seja de $80 a $100 dólares o quilo.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados