Política

Youtuber de Itajaí ganha liberdade provisória após ordem de Moraes

Bismark Fugazza, conhecido pelo canal Hipócritas, foi preso no mês de março

Por Daianny Camargo
15/06/2023 15:59:10

Foto: Redes Sociais/Divulgação

Na tarde de hoje, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu conceder liberdade provisória ao youtuber de Itajaí, Bismark Fugazza, que estava detido desde 17 de março no Complexo Médico Penal do Paraná. O influenciador digital foi preso sob a suspeita de envolvimento no financiamento dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

A decisão do ministro do STF foi baseada na manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu a soltura de Fugazza, argumentando que seus discursos não representam uma ameaça. O magistrado seguiu o posicionamento da PGR e concordou que as falas do youtuber não configuram uma ameaça à ordem pública.

Bismark Fugazza, conhecido pelo canal Hipócritas, foi capturado no mês de março, quando estava foragido em Assunção, no Paraguai. Ele havia publicado em suas redes sociais uma foto em frente ao gabinete do ministro Moraes, afirmando que o próximo a ser retirado seria o próprio magistrado, a quem atribuiu a culpa pelos atos antidemocráticos e pela depredação dos prédios dos Três Poderes.

A concessão da liberdade provisória se deu com base no relatório da Polícia Federal, que concluiu não haver comprovação de participação ou financiamento por parte de Bismark Fugazza nos atos golpistas. O ministro Moraes acatou o pedido da PGR, porém, ressaltou que o descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas resultará na revogação da liberdade provisória e na decretação da prisão preventiva.

Dentre as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, está o uso de tornozeleira eletrônica, o cancelamento dos passaportes, a suspensão imediata do porte de arma de fogo, além da proibição do uso de redes sociais e da comunicação com outros investigados. Fugazza deverá cumprir rigorosamente todas essas determinações para que possa aguardar o desenrolar do processo em liberdade.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados