Foto: Divulgação
Durante a votação de requerimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Sem Terra (MST), o deputado federal Padre João (PT-MG) afirmou, que o agronegócio brasileiro não produz arroz. O político deu a declaração nesta quarta-feira (24). Apesar da fala de Padre João, o Brasil deve produzir quase 10 milhões de toneladas do cereal na safra 2022/2023.
“No almoço de hoje, meu cardápio foi arroz. E o agro não produz arroz”, disse o petista, arrancando gargalhadas de outros membros da comissão.
A declaração do deputado é falsa. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa responsável por oferecer ao governo informações técnicas para embasar a sua tomada de decisão sobre a agricultura, o Brasil deve produzir quase 10 milhões de toneladas de arroz apenas na safra 2022/2023.
Padre João disse ainda que o agronegócio não produz alface, feijão nem mandioca. Ao justificar suas declarações, o petista afirmou que se referia ao “arroz orgânico” do MST.
Em seu perfil do Instagram, o parlamentar escreveu que “70% ou mais dos alimentos que chegam à nossa mesa é produzido por eles [MST]”. “Alimento limpo, livre de veneno, de agrotóxico”, disse Padre João.
Na última safra, a produção orgânica do MST estava estimada em 15 mil toneladas, o que representa a quantidade de 0,12% da produção brasileira de arroz.
Texto: TerraBrasil