Foto: PF\ Divulgação
A Polícia Federal em Santa Catarina, através da Delegacia de Itajaí, está realizando a Operação Defensas, com vistas a dar suporte e acompanhamento da Regata The Ocean Race, que passa pelo Brasil entre os dias 1º a 23 de abril. A cidade de Itajaí́/SC é sede da única etapa no continente sul-americano, dessa que é a mais importante e longa competição da vela mundial.
Ao todo são 30 atletas tripulando seis embarcações competidoras, representando os países da França, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca. Durante o período, é esperado um número expressivo de estrangeiros entre profissionais e técnicos das equipes (em torno de 300), imprensa, populares, organizadores, patrocinadores, e convidados, além de torcedores e embarcações estrangeiras que acompanham o evento em todas as suas etapas.
A Polícia Federal está encarregada de realizar o controle migratório dos estrangeiros (visitantes e competidores) e das embarcações que adentrarem o território nacional e aportarem em Itajaí. Para isso, uma força tarefa de servidores foi disponibilizada, dando assim agilidade ao atendimento de todos.
Através do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), a PF está intensificando o patrulhamento portuário fluvial e marítimo, com a implantação de rotina preventiva, visando impedir a aproximação de embarcações não autorizadas nos terminais portuários. A ação reforça as atividades de segurança pública em vias navegáveis na região, orientando os participantes e outras embarcações que chegarem para o evento.
Antes de Itajaí, a regata já passou pelas cidades de Alicante, Cabo Verde e Cape Town. Após a parada no Brasil, os competidores seguem para as cidades de Newport, Aarhus, Kiel Fly-By, The Hague e termina em Genova.
Texto: PF