notícia

Onça Parda Ruti, do Parque Zoobotânico, passa por exames de rotina

Devido a idade avançada dos animais, procedimentos precisam ser feitos regularmente

Por Redação C
27/03/2023 20:36:19

Foto: Prefeitura de Brusque\ Divulgação

O parque Zoobotânico da cidade de Brusque, possui duas Puma concolor ou onça parda, Ruti e Raquel, elas são irmãs e moram no parque desde 2009. Estão com aproximadamente 17 anos de idade. “Elas vieram do Zoobotânico de Pomerode, e já chegaram em Brusque quase adultas. Atualmente já são idosas e seus cuidados são redobrados. Então, para a segurança delas, estamos sempre realizando exames preventivos. As pumas são carnívoras, comem em torno de 1 quilo de carne por dia, são o segundo maior felino das Américas”, explica Zapala.

O zoobotânico por meio da veterinária da instituição, Milena Zapala, em parceria com o Hospital S.O.S Animais, por meio do veterinário Lucas Felipe de Souza, e da VetHome Clínica Veterinária, por meio do veterinário Nilson Pereira Neto, realizaram procedimento de endoscopia, ultrassonografia e exames de sangue na puma do zoo, Ruti. A ação ocorreu na última sexta-feira (24).

Devido a idade avançada das pumas que residem no parque, exames como esses precisam ser regularmente feitos para avaliação do animal, destaca a médica veterinária do Zoo, Milena. “Sempre queremos o melhor para nossos animais do parque, e é por isso que sempre buscamos parcerias com outros profissionais da área,” disse.

O Parque Zoobotânico vem atuando em diversas parcerias, com a realização de visitas guiadas, parceria com universidades e escolas. Além disso, há trabalho conjunto com médicos veterinários e estudantes da área. O local acaba funcionando como ambiente de aprendizado, já que muitos estudantes aproveitam para realizar trabalho de campo no local.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados