notícia

PF deflagrada operação para combater organização criminosa

Organização atuava na importação irregular de vinhos argentinos

Por Redação A
02/03/2023 08:13:43

Foto: PF/Divulgação

Nesta quinta-feira (02) a Polícia Federal deflagrou a Operação Zéfiro visando ao desmantelamento de uma organização criminosa dedicada a importação irregular, em larga escala, de vinhos argentinos para o Brasil. Na ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências e empresas.

A investigação teve início após a prisão em flagrante de seis indivíduos, pelo crime de descaminho, ocorrida em setembro de 2021. Na ocasião, os suspeitos realizavam o carregamento de 1.400 caixas de vinhos argentinos em um caminhão na sede de uma empresa situada na cidade de Barracão/PR, com destino a São Paulo.

Segundo as investigações, além da utilização de empresas de fachada, o grupo realizava a lavagem do dinheiro oriundo da atividade criminosa por meio de movimentação financeira em contas de “laranjas”.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos nos municípios de São José do Cedro/SC, Dionísio Cerqueira/SC e Barracão/PR. A Justiça Federal também deferiu pelo sequestro de bens e valores de alguns investigados e empresas que eram utilizadas nas atividades ilícitas.

Os envolvidos na operação são investigados pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 22 anos de reclusão.

O nome da operação, Zéfiro, é uma expressão advinda da mitologia grega cujo significado é “vento do oeste” e faz referência à região em que o grupo criminoso atuava.

 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados