Foto: Divulgação
Depois das fortes chuvas que alagaram cidades do Vale do Rio Tijucas como São João Batista e Canelinha a previsão para esta semana é de mais chuvas. A madrugada desta segunda-feira (05) registrando pancadas de chuvas depois de um domingo de calor já indica como vai ser o tempo.
Na segunda-feira (05) o calor, umidade e a formação de uma área de baixa pressão no litoral de SC favorecem pancadas de chuva isoladas da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte ainda no início do dia. Mas, no decorrer da manhã, cessam.
Entre a tarde e noite as pancadas de chuva retornam ao estado, com chance de temporais isolados em toda SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Nas áreas afetadas pelos elevados volumes de chuva da última semana o risco é moderado a alto para deslizamentos e alagamentos.
Durante o dia as temperaturas sobem rapidamente e as temperaturas máximas chegam aos 26°C no Planalto Sul, variam de 25 a 30°C no Litoral Sul, Grd. Fpolis., Vale do Itajaí, norte de SC e de 29 a 34°C no Grande Oeste. Ventos de nordeste passando para de quadrante sul ao longo do dia, com fraca a moderada intensidade com rajadas de ventos.
A terça-feira (06) inicia com sol e algumas nuvens em SC, mas, a partir da tarde, a combinação do calor, umidade e da área de baixa pressão no litoral do estado ocasiona pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados em todo estado.
O risco é moderado para ocorrências relacionadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Nas áreas afetadas pelos elevados volumes de chuva da última semana o risco é moderado a alto para deslizamentos e alagamentos.
Amanhecer com temperaturas mínimas de 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C no restante de SC. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Planalto Sul, de 27 a 32°C no Litoral, Vale do Itajaí, norte do estado, de 29 a 36°C no Grande Oeste. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade. Rajadas ocasionais, de 40 a 60 km/h no litoral e áreas próximas, com risco baixo para ocorrências associadas.