notícia

Previsão indica novo ciclone e frio intenso em SC

Temporal deve ajudar na manutenção do frio rigoroso

Por Elson Lopes
15/08/2022 13:37:53

Foto: Divulgação

A próxima semana em Santa Catarina será marcada por grande instabilidade no tempo. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, há previsão de frio intenso no Estado e a formação de um novo ciclone na faixa Leste do Litoral.

A segunda-feira (15) vai iniciar quente e abafada, mas apenas até a chegada da frente fria, que pode ocasionar temporais entre as cidades do Oeste ao Sul, sobretudo na parte da noite.

Com a passagem da frente fria, na terça-feira (16) haverá a formação de muitas nuvens carregadas e áreas de instabilidade associadas a massa de ar frio no Estado. “Devem proporcionar a formação de temporais, chuvas, trovoadas e ventania. Além disso, alguma tempestade severa não pode ser descartada”, informa Scheuer.

Junto a isso, o meteorologista conta que ao longo da semana vai transitar uma massa de ar frio polar “intensa” que vai diminuir as temperaturas em Santa Catarina e pode favorecer a formação de neve e chuva congelada nas cidades da Serra e alguns pontos do Oeste e Meio-Oeste.

Novo ciclone afeta SC, mas deve ser secundário

A previsão indica que um novo ciclone deve se aproximar do Estado na próxima semana. Na semana passada, sobretudo na quarta-feira (10), a passagem de um ciclone extratropical causou estragos em diversas regiões do Estado.

No entanto, o meteorologista tranquiliza e garante que o fenômeno ficará em segundo plano. O destaque mesmo vai para o frio intenso.

O ciclone está associado a massa de ar polar, sendo responsável pela manutenção do frio no Estado. Sua formação se dará entre a quinta-feira (18) e a sexta-feira (19) e facilitará o ingresso de ventos de 70 a 80 km/h na faixa Leste de Santa Catarina. As informações são do site ND+.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados