notícia

SC com ventos fortes, geada e possibilidade de neve nesta semana

Além dos ventos fortes, esta semana também será marcada por uma intensa massa de ar frio

Por Redação A
16/05/2022 17:59:25

Foto: imagem/Ilustrativa 

A Defesa Civil de SC emitiu alerta para a ocorrência de tempo severo com rajadas de vento de até 100 km/h, principalmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a partir da noite desta segunda-feira, 16, causado por um ciclone que se aproxima da costa catarinense. Além dos ventos fortes, esta semana também será marcada por uma intensa massa de ar frio de origem polar que avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura:

“Em regiões mais altas do estado como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, os termômetros podem declinar a -7ºC, -8 ºC”, de acordo com Epagri/Ciram.

“No Vale do Itajaí, cidades como Brusque, Guabiruba e Blumenau irão pontuar mínimas entre 4 e 7ºC, principalmente no amanhecer de terça e quarta-feira, 18. Já nos municípios de maior altitude, como Vidal Ramos e Presidente Nereu, os índices tendem a se aproximar de 0ºC com condição de geada ampla”, esclarece.

A umidade estará associada ao ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul.  A metereologista Gilsânia explica que será preciso confirmar se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com as previsões:

Possibilidade de Neve

“Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve. De momento, os modelos estão apontando para a ocorrência do fenômeno”, diz a especialista.

“A partir da quinta-feira, (19), o ciclone se afasta para alto mar diminuindo a intensidade do vento. Mas, ainda favorece o deslocamento de ondas altas em todo o Litoral de SC, deixando o mar muito agitado e com risco para ressaca”, complementa.

*Fonte da previsão do tempo: Gislânia Cruz/meteorologista da Epagri/Ciram

 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados