notícia

Ciclone Extratropical provoca chuva de 200 a 400 mm em SC

Fenômeno se afasta para o mar, mas ainda pode ocorrer vento forte

Por Jornalismo
05/05/2022 11:37:39

Foto: Luciano Ribeiro/ Rádio Vale/Divulgação

O Rio Tijucas mesmo com o alto volume de água que recebeu não deixou motivos para pânico. Segundo as informações da Epagri Ciram as medições na régua instalada na cidade de São João Batista mostram que o nível do rio esteve sempre dentro da normalidade.  

O volume de chuva dos primeiros dias de maio superou a média climatológica do mês na maioria dos municípios de Santa Catarina, especialmente nas regiões do centro ao sul do Estado, onde foram registrados valores acima de 250mm nesse período. No mapa da Figura 1 e na Tabela 1 observa-se a chuva registrada entre 0h do dia 01 e 7h do dia 05/05, que ocorreu de forma persistente, resultando em alagamentos, com elevação do nível dos rios (ver Aviso Hidrológico), e deslizamentos de encosta. O maior registro, de 409,40mm, ocorreu em São Martinho, no Litoral Sul, que representa quatro vezes a chuva esperada no mês inteiro de maio. Em Florianópolis, Mirim Doce (Vale do Itajaí) e Braço do Norte (Litoral Sul), os totais ficaram entre 270 e 300mm.

O Ciclone Extratropical que provocou as chuvas no Estado, deslocando-se do interior em direção ao litoral, encontra-se no mar e afastando-se da costa catarinense. Com isto, o tempo melhora em SC nesta quinta-feira (05/05), permanecendo a condição de ventos fortes no sul e litoral de SC (ver Aviso Meteorológico) e condição adversa no mar.

Com informações de Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados