Foto: Divulgação
Na madrugada deste domingo (05) a "farra do boi", prática proibida por lei, foi flagrada no bairro Fazenda da Armação, no município de Governador Celso Ramos.
De acordo com informações veiculadas nas redes sociais, um animal foi solto na rua Gerino Belmiro dos Santos e diversas pessoas seguiam a antiga tradição proibida no país devido aos maus tratos aos animais.
"Eram mais de mil pessoas na rua" Diz um morador que presenciou as cenas que se estendiam pela madrugada, fazendo com que muitos abrissem suas janelas, sendo convidados a assistir a farra do boi.
Estado terá que pagar milhões por descumprir acordo com o STF
Depois de uma sentença transitada em julgado em setembro do ano passado, esgotando todos os recursos, o Estado de Santa Catarina terá que pagar uma multa de R$ 4.817.550,50 por descumprimento do acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou inconstitucional a realização da farra do boi, além de determinar a adoção de medidas necessárias para impedir os fatos, informou o advogado Carlos Barzan.
É um desdobramento da ação civil pública encaminhada por entidades de defesa dos animais em 1989, há quase 30 anos, e que serviu de pano de fundo para um intenso debate sobre tradição cultural e a defesa dos direitos dos animais. Presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra Nery comemorou o desfecho, mas ressaltou que o tema deve continuar na pauta social. A ONG realiza programas educativos nas comunidades do litoral para disseminar uma cultura pela paz e de não violência. “Algumas coisas não acabam por decreto”, afirma. Informações NDoline.