Foto: Divulgação
Terá início nesta terça-feira (18), em Tijucas, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. A informação foi dada pela prefeitura nesta segunda.
Nesta primeira remessa, o município recebeu 200 doses infantis. As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde do Centro, Praça, Joáia e Areias, em horários diferenciados.
De acordo com deliberação da CIB, serão vacinados neste momento:
a) Grupo Prioritário - crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial), portadores de comorbidades, crianças que vivem em abrigos, e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (adultos com duas comorbidades ou mais); *Necessária apresentação de documentação que comprove a condição de saúde.
b) Faixa etária - crianças com 11 anos, 11 meses e 29 dias completos). *Nas chamadas seguintes a idade vai decrescendo de forma escalonada.
Ao mesmo tempo, será dada continuidade à vacinação de adultos contra a Covid-19, bem como, seguirá a aplicação das vacinas de rotina que já são oferecidas nas salas de vacina do município.
- UBS José Manoel Reis (Areias)
Vacinação de rotina e Covid-19 infantil: das 7h às 12h
Vacinação Covid Adultos: das 13h às 16h30
- UBS Dona Calina (Praça)
Vacinação de rotina e Covid-19 infantil: das 7h30 às 12h
Vacinação Covid Adultos e rotina infantil: das 13h às 18h
- UBS Renoldo João Rosa (Joáia)
Vacinação de rotina e Covid-19 infantil: das 8h às 17h
Vacinação Covid Adultos: das 7h às 17h
- Centro de Especialidades Orlando Barreto
Vacinação de rotina e Covid-19 infantil: das 8h às 17h
Vacinação Covid Adultos: das 13h às 20h
- UBS Centro
Somente vacinação de Covid adultos: das 8h às 12h
As doses serão distribuídas aos municípios de forma proporcional, segundo estimativa populacional do IBGE 2020, que em Tijucas é de 3.545 crianças nesta faixa etária.
Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis legais ou, em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada com apresentação de um termo de consentimento por escrito, autenticado. No caso de crianças com comorbidades ou deficiências, será necessário apresentar documento que comprove a condição de saúde.
Antes da aplicação da dose, os profissionais devem apresentar aos pais e/ou responsáveis pela criança o frasco da vacina, com a tampa laranja, para que não haja dúvidas de que a vacina aplicada é a pediátrica.
Como forma de otimizar o uso da vacina CoronaVac e evitar desperdício de doses, esta vacina será aplicada somente na unidade de Areias e no Centro de Especialidades Orlando Barreto (tanto primeira como segunda dose).