Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira (14), a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Fotos: SES/SC
As 39.800 doses infantis chegaram no aeroporto de Florianópolis por volta do meio-dia. De lá, as doses seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, para organização da logística de distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde do estado. A distribuição será no sábado (15), a partir das 7h.
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorrerá simultaneamente em dois grupos. O primeiro será formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19. O segundo será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. Desta forma, crianças com 11 anos serão as primeiras vacinadas.
As doses serão distribuídas aos municípios de forma proporcional, segundo estimativa populacional do IBGE 2020 que é de 642.800 crianças nesta faixa etária. Exceto para a população indígena que será contemplada, já nesta primeira remessa, com 100% das doses necessárias para a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos. Crianças indígenas serão vacinadas pelas áreas que atendem esse grupo. Para as demais crianças, os municípios devem organizar as estratégias de vacinação no seu território, de forma a atender simultaneamente o grupo prioritário e o grupo por faixa etária.