Foto: Elson Lopes/TopElegance
O horário de verão que começou em de outubro do ano passado terminará à 0h desse domingo (19). O relógio deve ser atrasado em uma hora. Moradores de Santa Catarina e outros nove estados envolvendo moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins terão que readaptar ao atraso do relógio.
O horário de verão começou a valer em 16 de outubro do ano passado. O objetivo da medida é permitir um aproveitamento maior da luz solar durante o verão, e reduzir o consumo de energia em um dos horários de pico de demanda, que ocorre por volta de 18h.
De acordo com o Dr. Alexandre Feldman, clinico geral, na contra mão do progresso com a economia de energia está o prejuízo do relógio biológico. “Nosso relógio biológico controla um grande número de funções vitais do organismo. Um bom sono é crucial para uma boa saúde e já está cientificamente comprovado que o adiantamento e posterior atraso dos relógios em uma hora traz problemas à saúde”. Disse em seu site medicinadoestilodevida.com.br.