Fotos: Divulgação
As informações divulgadas depois de um encontro envolvendo o prefeito de Tijucas Elói Mariano Rocha e o secretário da SAP Leandro Lima confirmando a liberação de um alvará para a ampliação do Presidio Regional da cidade em centenas de outras vagas tem provocado uma enorme polêmica nas últimas horas.
O ex-vereador Juarez soares do (PP) assim que tomou conhecimento da liberação do alvará, acusou Mariano de traidor do povo de Tijucas. “Na nota de esclarecimento da prefeitura, fica comprovado que o presídio irá dobrar o número de detentos. Prefeito, traiu a população, não ouviu a população para tomar essa decisão, fez as escondidas, a cidade foi pega de surpresa. Irá aumentar a insegurança, presos vindos de toda grande Florianópolis, herança maldita para atual e futuras gerações” afirmou o ex-vereador.
Na tentativa de ludibriar o povo, criaram uma narrativa de reforma do atual presídio e junto com essa reforma veio no pacote uma ampliação de vagas que poderá chegar próximo dos mil detentos. E a pergunta que se faz para deixar bem claro é que diferença faz uma construção de uma penitenciária nova ou a ampliação de centenas de números de vagas, nenhuma.
A narrativa para enganar o povo é perfeita, o alvará é de reforma e não de construção. Elói é mestre quando está com um microfone na mão e tem uma plateia como a da audiência pública realizada em 30/06/17 no Anfiteatro Leda Regina. O prefeito foi aplaudido depois de dizer que sua grande obra era o respeito ao cidadão Tijuquense e disse mais, disse que não tinha medo de se posicionar contrário a construção da penitenciária e que estaria sempre ao lado do povo de Tijucas.
Óbvio era seu primeiro mandato, ele precisava impressionar a plateia e fazer dela uma massa de manobra, o momento era perfeito para um discurso inflamado que arrancaria aplausos do povo e depois a gente faz uma pequena trova nos nomes de penitenciária para reforma com a ampliação que o Estado precisa em números de vagas e fica tudo perfeito, afinal vagas são vagas.
O sistema prisional está sobrecarregado e precisa urgente de novas vagas, isso é fato. O questionamento que sempre foi feito até mesmo pelo prefeito Elói Mariano Rocha em relação ao aumento de números de detentos em Tijucas era sempre o mesmo, “Tijucas já deu a sua contribuição ao sistema prisional com o atual Presídio Regional” e a luta era sempre para que outra cidade que ainda não tem presídio pudesse também fazer a sua parte.
E porque agora mudou de ideia, simples, não há mais uma reeleição nas próximas eleições. Daqui para frente é só pensar na aposentadoria e o povo que se lasque.
Não podemos afirmar que a acusação do ex-vereador Juares Soares ao prefeito Elói Mariano Rocha é justa, mas a sua insatisfação é cabível, ao ver todo um trabalho de luta para que essas vagas não fossem ampliadas, porque e disso que se trata, não importa se em presídio ou penitenciária, vagas são vagas.