Fotos: Polícia/Divulgação
Um homem foi detido na manhã desta sexta-feira (02) após um furto de energia ser flagrado em uma construção, no bairro Morretes em Itapema. A Polícia verificou uma ligação clandestina entre o poste de luz e uma construção.
Após o flagrante o homem foi levado para Delegacia de Polícia Civil de Itapema e autuado pelo crime. Posteriormente técnicos da Celesc e policiais civis estiveram no local, e constataram aproximadamente outras 50 irregularidades.
O detido passou por um interrogatório e em seguida foi liberado mediante o pagamento de fiança. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de furto de energia no local. A pena para esse tipo de crime é de 1 a 4 anos de reclusão.
Essa prática popularmente conhecida por "gato" ocorre quando o furto de energia elétrica é realizado através de alterações no medidor, seja o aparelho digital ou analógico. No caso da alteração realizada no relógio medidor ou no padrão da concessionária, o roubo de eletricidade estará sendo realizado por um consumidor regular, que já é um cliente da concessionária.
Há também o furto de eletricidade a partir de ligações clandestinas realizadas diretamente no sistema elétrico de potência que devido a não utilização dos equipamentos adequados para as ligações elétricas, são ainda mais perigosas.
Os efeitos decorrentes destes ilícitos afetam todos os consumidores que passam a ratear o valor da energia roubada.
Além disso, é possível que os índices de qualidade de energia também sejam afetados pelas ligações clandestinas que sobrecarregam os componentes da rede e podem causar falhas e interrupção no fornecimento.