Política

Morre ex-governador de SC, Casildo Maldaner

Direção do partido do MDB divulgou nota lamentando o falecimento

Por Elson Lopes
18/05/2021 10:25:41

 

Foto: Internate/Reprodução

O ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner morreu na noite de segunda-feira (17), vítima de um câncer. O político que tinha 79 anos, foi internado em um hospital de Florianópolis no domingo (16), após se sentir mal. A informação foi confirmada pela direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) catarinense. O governo decretou luto de sete dias.

Casildo nasceu em 2 de abril de 1942, na cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Aos 2 anos, veio com a família para Chapecó, onde fixaram residência no Oeste catarinense. Iniciou a carreira política como vereador de Modelo, na mesma região, em 1962. Na trajetória polícia estão ainda os cargos de Senador, Governador, Deputado Federal e Estadual.

Em 1986, elegeu-se vice-governador, ao lado de Pedro Ivo Campos. Assumiu o cargo de Governador após a morte do chefe do executivo em 1990. De 1995 a 2003 e em 2006 exerceu o mandato de senador eleito por Santa Catarina.

Em 2018 ele havia se recuperado de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, após um diagnóstico, foi constatado a volta da doença.   

Casildo Maldaner era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner. A morte de Maldaner foi divulgada durante a madrugada desta terça-feira (18) pela direção do partido lamentando o falecimento do político que fez história.

 

Velório

O velório acontece nesta terça na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação no cemitério do Jardim da Paz, na Capital, em ato reservada à família e amigos mais próximos. Casildo Maldaner deixa filhos, esposa e netos. 

 

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados