Foto: Willian Ricardo/ND/Reprodução
A decisão da ação que pede o Lockdown total em SC por 14 dias, protocolada na quarta-feira (10) pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), deverá ser julgada pelo Jefferson Zanini até quarta-feira (17).
A ação, protocolada às 19h44, da última quarta-feira, tem 86 páginas e tem assunto de alta complexidade. A matéria será julgada na Comarca de Florianópolis na 2ª vara da Fazenda Pública. O Juiz Jefferson Zanini encarregado de julgar pedido, prometeu que a “ação será julgada dentro do humanamente possível e com brevidade”.
O lockdown ao Estado foi pedido pelo MPSC assim como outros órgãos havia recomendado, mas o governo pediu tempo para mostrar se as ações com os novos decretos surgiriam efeitos.
O atual cenário em Santa Catariana mostra um colapso no sistema de saúde com mais de 400 pacientes à espera por leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). O cenário atual é a principal justificativa do MP.
Na contramão do pedido, em defesa da manutenção dos empregos e olhando a situação do trabalhador e dos empresários, o deputado Kennedy Nunes do PSD, diz que mesmo que a decisão de fechar tudo saia até quarta-feira (17), não será imediatamente fechado porque cabe ao governo recorrer na justiça devido a tudo ser no formato liminar. “Nós continuamos na mesma posição se fechar tudo tem que descontar os salários dos poderes e dos setores públicos que pediram o fechamento, se não fizer isso vai ficar muito fácil de novo gente ganhando um monte de dinheiro e mandando fechar e o trabalhador e empresário se ferrando aí”, comentou o deputado.