AO VIVO

notícia

ALERTA: Polícia Civil orienta sobre aumento de golpes na pandemia

Caso desconfie de alguma atividade suspeita procure a Delegacia de Polícia mais próxima

Por Elson Lopes
04/03/2021 12:46:06
482 visualizações  Facebook   

Fotos: Polícia Civil/Divulção

A Polícia Civil de Itapema faz um alerta à população da região sobre o aumento significativo de diversos golpes, que vem ocorrendo principalmente nessa época de Pandemia. Alguns já são bem conhecidos, outros mais inovadores utilizando o meio digital, acontece também a situação em que os bandidos aproveitam a época de isolamento de idosos para aproveitar situações de fragilidade das vítimas.

É preciso ficar alerta. Principalmente quando for utilizar os serviços bancários. Já que no famoso conto do bilhete premiado, os criminosos abordam a vítima dizendo que tem um bilhete de loteria premiada. Neste momento, uma outra pessoa, que também faz parte da quadrilha se aproxima da vítima dizendo que tem interesse naquele bilhete onde é contada uma história em que a vítima se vê envolvida.

A orientação é sempre acompanhar idosos nas movimentações bancárias ou orientá-los também a nunca entregar o cartão para terceiros, ou estranhos. Outro golpe comum, que tem ocorrido com frequência é do whatsapp clonado.

Os bandidos têm diversos meios de conseguir o número da vítima, na maioria das vezes, as vítimas tinham acabado de efetuar anúncios em plataformas de vendas na internet onde os criminosos conseguem clonar os dígitos. Com tal feito, os bandidos iniciam conversas com os contatos da vítima por WhatsApp, explicam que precisam de dinheiro, que a conta bancária está travada ou o cartão de crédito bloqueado, e solicitam dinheiro emprestado, se comprometendo a pagar o quanto antes. Os amigos da vítima acabam por transferir dinheiro para a conta bancária de laranjas, que logo sacam ou transferem todo o dinheiro, acabando assim, por se tornarem vítimas também.

As orientações são sempre realizar as configurações de segurança do seu celular e jamais fornecer senhas fornecidas por SMS.

Desconfie de situações em que a pessoa solicita a realização de transferências e pagamentos em caráter de urgência. Ligue para o conhecido que solicitou o dinheiro e verifique se realmente é ela quem está pedindo.

Caso tenha enviado códigos ou caído em algum golpe, enviar e-mail para support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária da conta.

As orientações gerais da polícia é que esteja sempre vigilante, caso desconfie de alguma atividade suspeita procure a Delegacia de Polícia mais próxima ou faça o boletim de ocorrência pela Delegacia eletrônica no site www.pc.sc.gov.br

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação