notícia

Tijucas e Camboriú firmam parceria para promover a integração rural entre as cidades

Foi discutida também a possibilidade de construção de um portal turístico entre os municípios

Por Redação
22/01/2021 17:26:29
472 visualizações  Facebook   

Fotos: Karina Peixoto/Divulgação

Nesta sexta-feira (22) uma parceria para promover a integração rural entre as cidades de Tijucas e Camboriú foi firmada. A decisão ocorreu durante uma reunião realizada no gabinete do prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha.

Na ocasião, o chefe do executivo de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, apresentou ao município de Tijucas sugestões de integração e busca de recursos para ampliar o turismo rural no trecho que liga os dois municípios.

“Temos feito vários investimentos na área rural, incluindo a pavimentação do Morro do Caetés, e agora vemos a necessidade de conversar com os municípios vizinhos para buscar ações regionais de incentivo ao turismo rural e de desenvolvimento econômico desta região”, destacou o prefeito de Camboriú.

Tomando por exemplo o ‘Caminhos de Santa Paulina’, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Camboriú, Ângelo César Gervásio, considera que a cidade tem uma ligação espiritual com Tijucas. “O número de peregrinos que utilizam este caminho aumenta consideravelmente todos os dias e, por isso, precisamos dar melhores condições de acesso a estas pessoas”, diz.

 

AÇÕES PREVISTAS

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de construção de um portal turístico entre os municípios, na localidade de Campo Novo, bem como, maior divulgação do roteiro e dos empreendimentos instalados naquele trecho por onde já existe grande fluxo de ciclistas, trilheiros e outros adeptos de turismo rural, de aventura e gastronomia. A criação de eventos conjuntos e a busca de recursos em âmbito estadual e federal também foram discutidos.

Presente na reunião, o Padre Márcio Alexandre Vignoli, pároco de Camboriú e também ligado ao CEAR, mencionou a importância da integração entre o Santuário do Divino Espírito Santo, em Camboriú, com o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. “Tijucas também tem esta tradição do Divino Espírito Santo e por isso integrar todos os municípios nesta rota é algo importante não somente do ponto de vista religioso, mas também cultural e econômico”, afirma.

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha afirmou ao grupo que a administração municipal de Tijucas é parceira nestas iniciativas e que algumas ações já serão providenciadas, entre elas, continuidade do trabalho de identidade visual e identificação de pontos turísticos do interior e ampliação da iluminação pública. “Temos a certeza de que não vamos muito longe de forma individual e, sim, em conjunto, em sintonia com os demais municípios. Por isso somos parceiros de Camboriú para ampliar esta integração entre as cidades e certamente os demais prefeitos do Vale também serão”, disse.

 

Um encontro com os demais prefeitos da região deve ser agendado em breve.

Também participaram da reunião: o vice-prefeito de Tijucas, Sérgio Fernandes Cardoso, a secretária municipal de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini, os vereadores de Tijucas, Rudnei de Amorim e Paulo César Pereira, o suplente de vereador Ezequiel de Amorim, o vereador de Camboriú, Marlon Borsatto, o empresário de Tijucas Alexandre Puera e o representante da comunidade de Caetés, Flávio Geraldo.

Informações/Texto: Karina Peixoto Silva

 

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação