Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (06), 02 mandados de prisão preventiva, 01 mandado de prisão temporária e 08 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim/SC. Para a deflagração das duas operações, a equipe conta com a participação de 40 policiais federais e 4 servidores da Receita Federal do Brasil.
A operação “The Wall 2” teve início com a apreensão de 935 kg de cocaína no Porto de Itajaí em janeiro/2020. A droga estava escondida em uma carga de argamassa com destino à Bélgica. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e também da empresa de logística contratada para entrega da carga lícita no porto, ambas sediadas em Itajaí/SC.
As buscas e apreensões estão sendo realizadas nas empresas e nas residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos na prática delitiva. A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, deflagrada em 27 de agosto de 2019.
Já a outra operação “Intrusão”, tem por objetivo desarticular as atividades criminosas de caminhoneiros e funcionários portuários que, que se utilizam da facilidade de acesso aos portos de Itajaí/SC e Navegantes/SC, realizando a tentativa de exportação de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína, entre 2018 e 2020.