Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Uma bebê recém-nascida foi salva por policiais militares, na noite do último sábado (03), após se engasgar com leite materno, em Blumenau. A tia Carina que estava no local, escutou um barulho diferente depois que as meninas foram alimentadas e percebeu que a criança estava engasgada.
Helena Valentina Moreira Quoos e a irmã, nasceram com menos de dois quilos no sétimo mês de gestação. Precisaram ficar 20 dias internadas, inclusive na UTI neonatal e quando receberam alta, foram para a casa dos avós no bairro Velha Grande.
Ao levarem a criança as pressas para o hospital, o tio que conduzia o carro decidiu para em uma base da Polícia Militar e pedir apoio. No local dois agentes conseguiram desengasgar a bebê e a levaram de viatura até o hospital Santo Antônio, onde passou por exames e foi liberada no mesmo dia.
A tia classificou os agentes como “anjos”, pois foram muito prestativos durante o enorme susto.
Como proceder diante de uma criança engasgada:
Acionar o socorro imediatamente (Bombeiros 193 ou SAMU 192), pois enquanto uma viatura se desloca até o local, socorristas irão orientar como proceder os primeiros socorros por telefone;
-Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;
-Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
-As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
-Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
-Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
-O liquido/objeto deve sair pela boca ou nariz.