Uma poderosa massa de ar tropical irá provocar uma onda de calor sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, podendo ter quebra de recorde ou marcas muito próximas entre os dias 30 a 02 de outubro. Em alguns pontos do país os termômetros podem chegar aos 45ºC com umidade variando entre 10 e 20%, o que requer atenção. Entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, os termômetros podem chegar aos 42ºC.
SANTA CATARINA
Diante do forte calor, atenção redobrada com crianças e idosos, utilizando bastante protetor solar e seguindo as orientações que são sempre postadas:
Evite bebidas alcoólicas e café;
Beba bastante líquido;
Escolha alimentos leves, como frutas e legumes;
Evite comer produtos como maionese e iogurtes, pois estragam com maior facilidade;
Use roupas claras, e se possível, de algodão;
Evite o sol entre às 10h e 16h;
Utilize protetor solar, boné, chapéus e/ou guarda-chuvas;
Se você utiliza muito o ar condicionado, atenção nas vias respiratórias, pois o ar condicionado provoca o ressecamento das vias, o que pode levar a irritações. Sempre que for necessário, use soro fisiológico nas narinas. É recomendado também quando a umidade do ar está baixa;
Utilize dentro de sua residência ou trabalho, umidificador de ar.
Outro cuidado essencial diz respeito aos carros. Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças esperando enquanto você resolve um problema. Além disso, tome cuidado ao entrar no veículo, abra as portas e janelas para que o calor saia.
Por causa da umidade baixa também prevista, algumas pessoas poderão sentir dores de cabeça, complicações alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, olhos vermelhos e congestionados, pele ressacada e cansaço.
Fonte: Conexão GeoClima