Foto: GOR/Divulgação
Um cão vítima de maus-tratos foi encontrado morto em um matagal nesta terça-feira (08), em Porto Belo. A equipe do GOR (Grupo de Operações e Resgate), informou que o animal residia em uma residência no bairro Morretes, em Itapema.
De acordo com informações dos agentes, na última sexta-feira (04), o GOR foi acionado para verificar denúncia de maus-tratos contra o cão. No local a equipe teria contatado que o animal estava desnutrido e com um abcesso no ânus. Diante dos fatos uma notificação foi deixada no portão, para que o proprietário levasse o cachorro no veterinário em um prazo de 24 horas.
No sábado (05), uma protetora entrou em contato com a equipe do GOR informando que o animal não estava mais na residência então, começou a busca pelo cão.
Na segunda feira (07), houve uma manifestação realizada pelas Protetoras de animais de Itapema, equipe do GOR, representantes do Canil municipal. O proprietário do cão estava na residência e atendeu os manifestantes, informando naquele momento que havia levado o animal para o Rio Grande do Sul para ficar na casa de um conhecido.
Na terça-feira (08), o GOR em conjunto com a Policia Civil de Itapema foi novamente até a residência onde o animal estava na sexta, afim de buscar mais informações. O tutor do animal e seu amigo, que supostamente teria levado o cão para o estado do Rio Grande do Sul, foram intimados a prestar depoimento.
A todo tempo os dois afirmavam que o animal estava no Rio Grande do Sul. A equipe entrou em contato com a fundação do meio ambiente do município de Mato Leitão, no Rio Grande do Sul, uma equipe da prefeitura foi até o local, verificando que o animal não estava lá. Na delegacia, o proprietário do animal confessou que jogou o corpo do animal no matagal, mas que o mesmo morreu de causa natural.
O tutor do animal levou a equipe do GOR e da Policia Militar até onde tinha desovado o corpo, e foi confirmado se tratar do corpo do THOR, o corpo foi recolhido para destino adequado.
O proprietário do animal responderá pelo crime de maus-tratos contra animais conforme a Lei 9.605/98. Art. 32, e recebera uma multa administrativa da Fundação do Meio Ambiente de Itapema - FAACI.