Nove cidades catarinenses registraram neve entre esta quinta (20) e sexta-feira (21). Na região da Grande Florianópolis, o fenômeno aconteceu na parte serrana de Major Gercino, Anitápolis e Rancho Queimado, informou a Epagri/Ciram. Ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer desta sexta, a menor delas no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde fez -8,6ºC.
Na manhã desta sexta-feira (21), o fenômeno foi registrado na área mais alta de Joinville, no limite com os municípios de Garuva e Campo Alegre.
Em todas essas localidades, as temperaturas ficaram próximas de 0°C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade. Em Bom Jardim da Serra, os turistas presenciaram flocos de neve em período mais prolongado.
As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. O menor registro foi de -8,6ºC em Bom Jardim da Serra (estação do INMet em atividade desde 2008), quebrando o recorde histórico da estação, que era de -7,8°C em 23 de julho de 2013.
Não há mais previsão de neve no decorrer desta sexta-feira (21). O frio continua, mas a umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de sábado e domingo.