Fotos: Polícia Civil/Divulgação
Foi publicada nesta sexta-feira (07/08) a sentença da ação criminal que tramitou na Vara Criminal de Tijucas, referente à Operação Leviatã, realizada em novembro de 2018, que investigava uma organização criminosa que explorava principalmente o tráfico de drogas na localidade conhecida como Jardim Progresso, bem como portava arma, ameaça moradores e foi responsável pela prática de outros crimes em Tijucas.
Foram 10 condenados a penas que somadas totalizam aproximadamente 150 anos de prisão. Todos estão presos, exceto uma mulher que havia sido solta e foi dado direito de recorrer em liberdade, a qual foi condenada a mais de 14 anos de prisão. Além destes 10, há mais um indivíduo que estava foragido e foi preso no Rio Grande do Sul, sendo que o processo ainda segue. Além destes, adolescente também tinha sido apreendidos, respondendo a procedimento na Vara da Infância, detalhou o Delegado Diogo Medeiros.
O trabalho realizado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tijucas, com a colaboração da Polícia Militar, redundou em um processo com mais de 2600 páginas. Foram mais de 5 meses de investigação até a realização da operação, que contou com mais de 100 policiais para o cumprimento dos mandados. Depois disso ainda teve muito trabalho e graças a dedicação da equipe, a sentença ratifica o trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil, destacou o Delegado Ricardo Melo, que também coordenou os trabalhos.
Os membros dessa organização criminosa ostentavam arma de fogo à luz do dia, utilizavam adolescentes para o tráfico de drogas e retiravam moradores de suas casas para abrigar foragidos e traficantes. Foram inúmeros os casos de confronto com os órgãos de segurança pública em 2018 em Tijucas, se tornando a segunda cidade do Estado com mais mortes em confronto com a polícia. Com o trabalho realizado e a desarticulação dos membros, inclusive das lideranças que comandavam de outras cidades, como Palhoça e São José, a operação Leviatã foi sem dúvidas um grande divisor na segurança pública para o Jardim Progresso e para Tijucas.
O Dr. Marcio Rosa e o Dr. Gustavo Reinert Calil donos escritório Reinert Calil Rosa Advogados, atuaram na defesa de dois dos investigados, conseguindo a absolvição de um deles e para o segundo cliente a pena de 5 anos com o cumprimento no semiaberto.
Entenda o caso