Uma nota de esclarecimento foi divulgada pela administração municipal de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Saúde após a repercussão de um vídeo divulgado por uma paciente, onde a mesma diz não ter sido atendida no PA (Pronto Atendimento) 24 horas de Tijucas. A médica de plantão Dra. Rosângela Castanho gravou um vídeo com a sua versão dos fatos.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer o vídeo que circula hoje nas redes sociais sobre denúncia de falta de atendimento a uma paciente no Pronto Atendimento 24 horas.
Sobre o caso, é preciso esclarecer que:
- A paciente, de 18 anos, moradora do Centro, chegou à unidade hoje pela manhã acompanhada do patrão, que relatou que a mesma não passava bem e precisava de atendimento médico;
- A servidora Marilita Gonçalves que atendia no momento imediatamente a encaminhou para a triagem onde foram avaliados os sinais vitais (pressão arterial, temperatura, oxigenação, batimentos cardíacos) e logo identificou que não se tratava de caso de emergência, já que todos os sinais estavam estáveis;
- No mesmo momento ela foi encaminhada para a sala de observação a fim de aguardar atendimento da médica que estava em outro atendimento e a chamaria em seguida;
- A Dra. Rosângela Castanho é quem estava de plantão e afirma que poucos minutos depois desta triagem, ao chamar pela paciente percebeu que a mesma não estava mais na unidade;
- O que se viu é que a paciente deixou a unidade sem consentimento da equipe do PA;
- A médica, Dra. Rosângela, que somente hoje atendeu mais de 110 pacientes no PA 24 horas, se mostra indignada com a repercussão que a falsa notícia tomou, já que o não-atendimento foi uma opção da própria paciente que evadiu-se do local sem autorização.
“Depois de longas horas de trabalho de um plantão que ainda não acabou, se deparar com uma situação dessas é no mínimo frustrante. Estamos cansados, preocupados em atender da melhor maneira possível toda a população diante desta terrível pandemia e ainda temos que conviver com este tipo de calúnias. É revoltante”, desabafa a médica.
Ela ainda explica que muitas vezes as pessoas precisam aguardar alguns minutos pelo atendimento porque a cada paciente atendido é preciso fazer a higienização do ambiente a fim de preservar a saúde de todos que procuram pelos serviços de saúde de nossa rede municipal.
“É muito triste que algumas pessoas se aproveitem de casos como este para espalhar notícias falsas e tentar denegrir o trabalho de pessoas que estão diariamente lutando para salvar vidas. Estamos em um momento em que precisamos da união de todos e da valorização e do respeito à equipe de saúde. Que todos tenham esta consciência e busquem a verdade antes de compartilhar fake news como esta”, diz o secretário de saúde Vilson José Porcíncula.