Fotos: GOR/Divulgação
O GOR (Grupo de Operações e Resgates) de Porto Belo, foi alvo de uma ação criminosa na manhã desta quarta-feira (15). O sítio, de propriedade do grupo para guardar animais resgatados em situação de maus-tratos e de grande porte soltos em via pública, foi invadido. Diversos objetos foram furtados e há suspeita de que os cachorros, que estavam no canil, foram agredidos. O prejuízo estimado é de cerca de R$5 mil.
De acordo com Pedro Henrique da Silva, presidente do GOR, foram furtados os pneus do reboque utilizado para transporte de animais de grande porte, impossibilitando que o grupo atenda ocorrências do tipo.
Também foram levados cerca de seis sacos de 25 quilos de ração para cachorro, um canil gaiola para guarda de animais, medicamentos, ferramentas, e até mesmo um filhote de cachorro, que estava para doação.
Foi encontrado um pedaço de madeira dentro de uma das baias do canil, pedras e terra, que possivelmente foram usados para agredir e tentar silenciar os animais durante o furto do filhote.
"Nós mantemos o sítio sob sigilo, justamente para evitar esse tipo de situação, já que muitas pessoas tentam resgatar à força seus animais, principalmente quando se trata de animais de grande porte. Um Fiat/Uno branco, com um reboque preto, rondou o sítio na segunda-feira, mas ao perceber movimentação de pessoas saiu. É triste ver que as pessoas agem com maldade até mesmo contra uma instituição que busca o bem dos animais" - explica o presidente.
O GOR busca por imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na identificação dos suspeitos. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Foi providenciado o conserto do reboque para que os serviços sejam realizados, mas o grupo não contava com este gasto no orçamento. O grupo criou uma Vakinha Virtual para arrecadar fundos para aumentar a segurança do sítio e cobrir o valor gasto com os pneus do reboque para os animais de grande porte. Para acessar, basta entrar no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-causa-animal-gor.
Quem tiver alguma informação, poderá repassar para o 190 da Polícia Militar ou pelo telefone do GOR (47) 9.9651 9961.