notícia

II Festirua começa neste fim de semana

Abertura será efetuada no sábado às 19 horas, na Av. Vereador Manoel José dos Santos no Centro

Por Jaqueline Soares
23/04/2019 16:55:12
562 visualizações  Facebook   

Foto: Divulgação

Acontece entre os dias 27 de abril e 5 de maio a segunda edição do Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, idealizado e realizado pela Cia. Sandra Baron por meio de projeto aprovado no edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, Fundação Municipal de Cultura e apoio “Amigo da Cultura” do empresariado local e comunidade bombinense. A abertura será efetuada no sábado às 19 horas, na Av. Vereador Manoel José dos Santos, entre as ruas Pescada Amarela e Pirajica, Centro.

O “Teatro lambe-lambe”, também chamado de Teatro de Miniaturas ou Teatro de Caixa, implica numa linguagem em se apresentar uma peça curta dentro de uma caixa cênica de pequeno porte, por meio da manipulação de bonecos e objetos, para um espectador de cada vez. O nome faz referência aos antigos fotógrafos de rua que utilizavam máquinas em forma de caixas e se cobriam com um pano preto para realizar o processo de captura da imagem e revelação. O teatro lambe-lambe surge em 1989 no Brasil, mais precisamente no nordeste, com a cearense Ismine Lima e a baiana Denise di Santos.

Celebrando os 30 anos desta arte, diversas atrações tomarão as ruas e espaços públicos de Bombinhas. Além da participação de Ismine e Denise com uma palestra, o Festival oferece gratuitamente diversas ações formativas e apresentações teatrais, com grupos e artistas vindos da Argentina, Paraguai, Venezuela, Peru, Espanha, Itália e Índia e de estados brasileiros como Distrito Federal, Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ainda, o Festival levará atrações da Mostra Itinerante para cidades próximas como Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú.

A Fundação de Cultura tem dois acontecimentos tradicionais inclusos na programação: a Tarde do Beijú no dia 2 de maio, das 14 às 17 horas, no Espaço Cultural Engenho do Miminho, com entrada franca, classificação livre e não é necessário fazer inscrição. Já o Pirão Cultural, será realizado na noite de 29 de abril, segunda-feira, às 19h30, no restaurante O Alquimista Burguer no bairro Morrinhos, com o tema “Rumos da Cultura: Lei Rouanet & Encontro gastronômico Norte e Sul”. Os palestrantes são o representante da Secretaria Nacional de Cultura, Alexandre Martins e o renomado chef de cozinha Ofir Nobre de Oliveira. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas gratuitamente por meio do link: https://festiruabombinhas.wixsite.com/festirua/programacao.

A programação completa do 2º Festirua está disponível em https://festiruabombinhas.wixsite.com/festirua.

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação