notícia

SJB dá início a campanha de vacinação contra a gripe

Gestantes, mulheres no pós parto e crianças serão primeiros grupos a terem acesso às doses

Por Redação A
15/04/2019 17:18:30
152 visualizações  Facebook   

Foto: Divulgação

A vacinação contra a gripe está disponível no município de São João Batista a partir desta segunda (15/04). Gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre 6 meses e 6 anos incompletos são as primeiras a terem acesso às doses. A partir do dia 22, a imunização será estendida aos demais grupos prioritários (confira na lista abaixo).

Ao longo de toda a campanha, que vai até o dia 31 de maio, as doses serão ofertadas de segunda a sexta na UBS Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e na UBS do bairro Jardim São Paulo, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h. No dia 18 de abril, as vacinas serão aplicadas na UBS Colônia Nova Itália, das 8h30 às 11h.

Já no Dia D, que será realizado em 4 de maio (sábado), será possível receber a imunização em todas as unidades de saúde do município (com exceção da UBS Colônia Nova Itália), das 8h às 17h. É necessário apresentar Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação (pacientes que apresentam morbidades precisam trazer indicação médica e, professores, exibir comprovante).

“A vacina contra a influenza é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença. Mesmo quem participou de campanhas anteriores, deve se imunizar novamente, já que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente”, esclarece a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Nesta temporada, por exemplo, as doses protegerão contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacinação de 2018, as doses receberam subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B. A estimativa é que a vacina demore cerca de 15 dias para gerar proteção ao organismo.

 

NOVIDADES PARA 2019

A campanha, em relação ao do ano passado, tem duas novidades principais. Uma é o direcionamento inicial aos grupos prioritários das gestantes, puérperas e crianças. Outra é a ampliação da faixa etária do público infantil, que passa a abranger crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Até 2018, a idade limite era 5 anos incompletos.

 

GRUPOS PRIORITÁRIOS

De 15 de abril a 31 de maio

* Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Gestantes (em qualquer tempo gestacional);

* Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

De 22 de abril a 31 de maio

* Pessoas com 60 anos ou mais;

* Povos indígenas;

* Trabalhadores da área da Saúde (serviços públicos e privados);

* População privada de liberdade e funcionários;

* Professores;

* Portadores de doenças crônicas e condições especiais.

CUIDADOS E PREVENÇÃO:

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; a higienização também é importante depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc...), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Pessoas com influenza devem evitar contato com outras pessoas. Em caso de suspeita, o paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Colaborou: PMSJB

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação