notícia

Calendário de exames para Anemia equina e Mormo é divulgado

A Agricultura divulgou nesta quarta-feira (20)

Por Bianca Moretti
20/03/2019 11:13:53
439 visualizações  Facebook   

Fotos: Pref de Tijucas/ Divulgação

Serão realizadas coletas de sangue em equinos nos dias 01 e 03 de abril, o exame serve para detectar Anemia infecciosa e Mormo. Os agendamentos devem ser feitos diretamente na Secretaria de Agricultura, localizada na Av. Hercílio Luz, nº 400, no centro  da cidade de Tijucas, ou através do telefone (48) 3263-1133.

Os exames têm validade de 60 dias, a contar da data da coleta. Quem for levar os animais para realizar a coleta deve levar junto o exame do ano anterior. O valor da coleta é de R$30, informa a médica veterinária Lorena Monteiro Florenço.

Os proprietários devem saber que a doença do Mormo é contagiosa, é causada por uma bactéria, podendo passar para humanos através de contatos com os cochos e bebedouros contaminados, uso comum de agulhas, esporas e encilhas. Em humanos, a doença causa pneumonia grave.

Os proprietários de equinos devem ficar atentos aos sinais: corrimento com pus e até um pouco de sangue nos dois lados do nariz, dificuldade de respirar, emagrecimento, nódulos (caroços) espalhados pelo corpo que podem abrir e derramar pus, inchaço de pernas ou patas.

 Vale lembrar que o animal pode estar com Mormo mas não apresentar nenhum sinal clínico, sendo descoberta apenas através do exame.

 

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação