Fotos: Divulgação
Foram retomadas na manhã desta segunda-feira (30) as buscas pela aeronave desaparecida desde sexta-feira (27) no Litoral Norte. O piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, que pilotava o avião de pequeno porte modelo Conquest 180, ainda está desaparecido.
Segundo a Aeronáutica, o avião desaparecido é particular e veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não tem base fixa em Santa Catarina. A aeronave, que tem autonomia de voo de aproximadamente três horas, decolou na manhã de sexta do Aeroclube Costa Esmeralda, em Porto Belo, com destino a Itanhaém (SP).
No último contato com a torre, na sexta a tarde, o piloto comunicou que estava com pouca visibilidade por conta das condições do tempo. De acordo com o tenente Daniel Dutra, do Corpo de Bombeiros de Itajaí, os trabalhos no mar envolvem 13 militares, sendo três embarcações dos bombeiros e uma da Marinha.
Os bombeiros delinearam duas áreas para as buscas, iniciadas por volta das 8h e previstas para todo o dia. No ar, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve prestar apoio, conforme os bombeiros. A Capitania dos Portos de Itajaí também confirmou a retomada da varredura nesta manhã.
Desde sábado (28), o deputado estadual e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PDT), está com a família em Balneário Camboriú acompanhando os trabalhos de busca.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, destroços que seriam do Conquest 180 foram encontrados por populares na manhã de domingo (29) na Meia Praia, em Itapema.
No sábado, foram encontrados uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo e uma cuia do piloto, assim como a mala dele.
A suspeita da queda ocorreu porque não foi comunicado o pouso na sexta-feira. O último contato ocorreu com a torre de controle do Aeroporto de Navegantes, e o piloto informou que estaria a nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú.
Depois de 20 minutos, ele chegou a comunicar que teria perdido a referência visual.
Foto: Divulgação
Veja Mais: