notícia

Nevoeiros encobrem a região durante a noite

Uma das consequências pode ser vista nos aeroportos que estão com voos atrasados e cancelados

Por Jornalismo
20/07/2018 11:19:13

Foto: JC Drones/Divulgação

Dois tipos de nevoeiros aparecem em Santa Catarina nesta quinta-feira (19).

O primeiro deles, o mais comum, é o nevoeiro de radiação. Este se forma normalmente entre a madrugada e o amanhecer, por conta do resfriamento noturno e precisa ter a combinação de céu limpo, umidade do ar elevada e ventos bem fracos. É encontrado em boa parte do estado nos meses de outono e inverno, e se dissipa nas primeiras horas da manhã, conforme o sol vai ganhando força e a temperatura vai subindo.

O segundo tipo é o nevoeiro marítimo, e este se forma sobre o mar. O motivo também é bem simples, contraste de temperatura do ar com a água. Nessa semana tivemos influência de uma forte massa de ar quente sobre Santa Catarina e no mar uma corrente de água mais fria passando pela costa. Essa diferença de temperatura entre os dois ambientes, combinada com a alta umidade do ar fez os nevoeiros se formarem no Litoral.

Foto:Canal Visível:GOES016/INMET

Na imagem de satélite observa-se onde o nevoeiro marítimo estava presente na tarde de quinta-feira, Desde o Litoral do Rio Grande do Sul até o Litoral de São Paulo. Em alguns momentos do dia esses nevoeiros marítimos avançaram sobre algumas cidades litorâneas, deixando o tempo encoberto e com uma leve sensação de frio.

Nesta sexta-feira (20) ainda temos a formação dos dois tipo de nevoeiros. E novamente as nuvens que se formam sobre o mar na altura do Litoral Catarinense devem avançar sobre algumas cidades ao longo do dia.

Várias cidades catarinenses amanheceram com forte nevoeiro nesta sexta-feira. E uma das consequências do fenômeno pode ser visto nos aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes, que estão com voos atrasados e cancelados. Enquanto o terminal da Capital normalizou as operações, nas outras cidades a operação começou após às 10h e ainda ocorre com restrições.

Colaboração: Bianca Souza  (Técnica em Meteorologia)

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados