Esporte

1ª divisão do campeonato municipal 2018 inicia neste sábado

Oito equipes vão disputar o título de 2018

Por Suian Oliveira
06/04/2018 15:42:45
569 visualizações  Facebook   

Foto: Divulgação

A 1ª divisão do campeonato municipal 2018 inicia neste sábado (07), com a expectativa de uma disputa intensa ao longo dos próximos meses, onde oito equipes buscam o título. A cerimônia de abertura ocorre a partir das 14h30min, no Estádio Valério Gomes Neto, São João Batista.

Após às 15h, será realizado o jogo inaugural do campeonato, entre o atual campeão, a Sociedade Esportiva Cardoso, e o vencedor da Divisão de Acesso de 2017, Laranja Mecânica Futebol Clube. A rodada prossegue no domingo, com mais três jogos.

“A expectativa é grande para edição deste ano. Os times estão bem preparados e, pelo que se observa, a disputa pelo título deve ser bastante equilibrada”, comenta o diretor da Fundação Batistense de Esportes (FUBE), Marcelo Machado.

Ele destaca também que uma série de melhorias está sendo executada nos estádios que sediarão as partidas. A principal delas é a instalação de dois contêineres vestiário no Estádio Valério Gomes Neto, que deve ser concluída até a metade de abril.

Equipes participantes – 1ª Divisão

Arsenal Futebol Clube

Laranja Mecânica Futebol Clube

Juventude Futebol Clube

Esporte Clube Fernandes

Tajuba Esporte Clube

Sociedade Esportiva Cardoso

Esporte Clube União Batistense

Associação Atlética Amigos da Bola

Fórmula de disputa

Na primeira fase, as oito equipes jogam todas contra todas, em turno único. As quatro primeiras se classificam para as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º), que é disputada em dois jogos, com vantagem do empate para as equipes com melhor campanha. Os vencedores avançam para a final, que também acontece em dois jogos, sendo que, em caso de empate na soma dos resultados, o campeão será definido nos pênaltis.

Critérios de desempate

1º) Maior pontuação, 2º) Maior número de vitórias, 3º) Maior saldo de gols/pontos, 4º) Maior número de gols/pontos marcados, 5º) Maior pontuação em confrontos diretos, 6º) menor número de cartões vermelhos e 7º) menor número de cartões amarelos.

Últimos campeões

2011 – Cardoso

2012 – Atlético Batistense

2013 – Atlético Batistense

2014 – Juventude

2015 – Juventude

2016 – Juventude

2017 – Cardoso

O homenageado

A taça da edição de 2018 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São João Batista será em homenagem a Sebastião Joaquim Xavier. Falecido aos 69 anos, em 24 de julho de 2003, decorrente de problemas no coração, seu Tãozinho, como era mais conhecido, deixou um grande legado de amor ao esporte. Fundador da Farinha Tapes em 1973, primeira empresa deste segmento no município, o vascaíno Tãozinho sempre conciliou a profissão com o futebol, sendo um obstinado incentivador da modalidade no município. Era casado com Dona Bernardinha e pai de sete filhos.

Divisão de acesso

A Divisão de Acesso do Municipal 2018 começa no dia 14 de abril e envolverá 12 equipes. São elas: Aliança Atlética, Arataca, Atlético Batistense, Catarinense, Fernandes FC, Grêmio Batistense, Jardim São Paulo, Real São João, Ribanceira do Sul, Rio do Braço, Schalke 51 e Usati. A competição terá duas vagas em disputa para a 1ª Divisão do próximo ano.

Mais informações sobre o Municipal 2018 podem ser conferidas no site www.fube.sc.gov.br.

ANTERIOR                       PRÓXIMA

Mais Esportes

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados
Pubblicitae Programação e Comunicação